O melhor anti-virus proteção para seu PC

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Em carta, Snowden pede asilo permanente ao governo brasileiro


O ex-consultor da CIA (Agência Central de Inteligência) Edward Snowden, acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos, pediu asilo permanente ao Brasil em carta publicada nesta terça-feira (17) no jornal "Folha de S.Paulo". Atualmente, o americano vive na Rússia, com asilo temporário de um ano.

Na mensagem divulgada pelo jornal, intitulada de Carta Aberta ao Povo do Brasil, Snowden se diz impressionado pelas críticas feitas pelo governo brasileiro ao programa de espionagem de internet e telecomunicações dos EUA em nível mundial.

Em setembro, o Fantástico revelou com exclusividade, em reportagem produzida em conjunto com Greenwald (veja o vídeo ao lado), documentos classificados como ultrassecretos que mostram que a presidente Dilma Rousseff e parte de seus assessores foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O Fantástico também trouxe à tona documentos que comprovam que a Petrobras, a maior empresa brasileira, também foi espionada.

Dilma também aproveitou seu discurso de abertura na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no final de setembro, para condenar a postura americana. Ela afirmou diante de uma plateia de chefes de Estado que as ações de espionagem dos Estados Unidos no Brasil “ferem” o direito internacional e “afrontam” os princípios que regem a relação entre os países.

Senadores brasileiros pediram ajuda a Snowden para tentar esclarecer as denúncias de que o país foi monitorado pelas agências norte-americanas. Os primeiros documentos vazados por Snowden foram publicados em junho no diário britânico "Guardian", em reportagens assinadas por Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário